quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A ARTE DOS TRÍPTICOS

Jeroen van Aeken, cujo pseudónimo é Hieronymus Bosch, e também conhecido como Jeroen Bosch, ('s-Hertogenbosch, c. 1450 — Agosto de 1516), foi um pintor e gravador neerlandês dos séculos XV e XVI.
Muitos dos seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo à utilização de figuras simbólicas complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo.
Pintores alemães como Martin Schongauer, Matthias Grünewald e Albrecht Dürer influenciaram a obra de Bosch. Apesar de ter sido quase contemporâneo de Jan van Eyck, seu estilo era completamente diferente.
Especula-se que sua obra terá sido uma das fontes do movimento surrealista do século XX, que teve mestres como Max Ernst e Salvador Dalí.
Pieter Brueghel o Velho foi influenciado pela arte de Bosch e produziu vários quadros em um estilo semelhante.

Tríptico
Um tríptico, é geralmente, um conjunto de três pinturas unidas por uma moldura tríplice (dando o aspecto de serem uma obra), ou somente três pinturas juntas formando uma única imagem. Considerada uma criação cristã, é atualmente não somente utilizado em quadros devocionais, pois, muitos artistas usam principalmente em pequenas coleções.

Existem trípticos dobráveis e outros completamente rígidos. Os dobráveis, são na verdade um painel com duas portas (uma de cada lado), que podem fechar escondendo assim as três imagens, semelhante a um oratório, feito por sinal para pinturas pequenas ou leves (ao lado um exemplo de tríptico dobrável). Os rígidos são utilizados mais para serem colocadas obras grandes que não devem ser movimentadas devido ao seu peso ou somente pinturas pesadas.

Tríptico fechado - Hieronymus Bosch
O tríptico fechado: A Criação do mundo, óleo sobre tábua, 220 x 195 cm. O quadro fechado na sua parte exterior alude ao terceiro dia da criação do mundo. Representa um globo terráqueo, com a Terra dentro de uma esfera transparente, símbolo da fragilidade do universo. Há apenas formas vegetais e minerais, não há animais nem pessoas. Está pintado em tons grises, branco e preto, o que se corresponde a um mundo sem o Sol nem a Lua embora também seja uma forma de conseguir um dramático contraste com o colorido interior, entre um mundo antes do homem e outro povoado por infinidade de seres

Tradicionalmente, a imagem que amostra o tríptico fechado interpretou-se como o terceiro dia da criação. O número três era considerado um número completo, perfeito, já que em si mesmo encerra o princípio e o fim. E aqui, ao se fechar, transforma-se, no número um, no círculo: de novo nos permite vislumbrar a perfeição absoluta e, talvez, a trindade divina. No canto superior esquerdo aparece uma pequena imagem de Deus, com uma tiara e a Bíblia sobre os joelhos. Na parte superior pode-se ler a frase, extraída do salmo 33, IPSE DIXIT ET FACTA S(OU)NT / IPSE MAN(N)DAVIT ET CREATA S(OU)NT, que significa "Ele o diz, e tudo foi feito. Ele o mandou, e tudo foi criado". Outros interpretam que pudera representar a Terra após o dilúvio.



Tríptico aberto - Hieronymus Bosch
Ao abrir-se, o tríptico apresenta, no painel esquerdo, uma imagem do paraíso onde se representa o último dia da criação, com Eva e Adão, e no painel central representa a loucura solta: a luxúria. Nesta tábua central aparece o ato sexual e é onde se descobrem todos os prazeres carnais, que são a prova de que o homem perdera a graça. Por último temos a tábua da direita onde se representa a condena no inferno; nela o pintor amostra um palco apoteótico e cruel, no qual o ser humano é condenado pelo seu pecado.

A estrutura da obra, em si, também conta com um enquadre simbólico: ao abrir-se, realmente fecha-se simbolicamente, porque no seu conteúdo está o princípio e o fim humano. O princípio na primeira tábua, que representa o Gênesis e o Paraíso, e o fim na terceira, que representa o Inferno.



Atividades dos alunos:
Após estudo sobre a obra de Hieronymus Bosch, os alunos elaboraram seus tripticos com o tema "Céu, Terra e Inferno".

Aluno: Talis  1º ano






















  

Aluno: Ricardo   2º ano

  Céu                                              Terra
  
  Terra                                        Inferno
 
A criatividade do Ricardo chama a atenção! Numa cena que ocorre na Terra, durante um incêndio, os anjos aparecem para levar a criança para o Céu, enquanto o demônio espera um homem que comete o suicídio para encaminhá-lo ao Inferno.


Aluna: Ana Rosa  3º ano

Céu     
Terra      
Inferno


DESENHO DE BANDEIRAS PARA ESCOLAS

ESCOLAS MUNICIPAIS EM CONCEIÇÃO DA BARRA - ES



Astrogildo (Ensino Fundamental)




João Bastos Bernardo Vieira (Ensino Fundamental)



ESCOLA DE SÃO MATEUS - ES

PROPOSTAS PARA A ESCOLA DORA ARNIZAUT SILVARES (Ensino Fundamental) 

Nova identidade visual da escola “Dora Arnizaut Silvares”.



Como a palavra CAIC, que na realidade é uma sigla (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) atualmente serve apenas para identificar o padrão adotado para a construção deste tipo de estabelecimento, propomos uma mudança na identidade visual da escola com a intenção de promover o nome da escola em relação a sua origem, da pessoa que deu o nome a instituição, filha de uma família tradicional de São Mateus, a professora de inglês Dora Arnizaut Silvares, além de elevar a auto-estima dos alunos e da comunidade escolar.

Foram elaboradas duas propostas para a bandeira da escola.


  Nº1 Nº2

Imagens comuns das duas propostas:


- As bandeiras seguem as proporções da bandeira do Brasil.
- Uso do número três em referência aos três nomes da professora Dora Arnizaut Silvares.
- Três estrelas precedidas por uma lua crescente (uma alusão ao crescimento do conhecimento do aluno) a integração entre o corpo a mente e o espírito, relação entre a Santíssima Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
- A luz estrelar dos três Reis Magos.
- Duas faixas tricolores no fundo da bandeira em forma de cruz com as cores da bandeira do Espírito Santo.
- Cores predominantes das bandeiras; verde e branco.

Nº 1
- É formada por um retângulo, um losango, dois círculos.

Nº 2
- É formada por três círculos concêntricos e uma estrela de três pontas com as três cores primárias dos pigmentos opacos.


MODELO APROVADO PELO CONSELHO ESCOLAR EM  30 DE NOVEMBRO DE 2010
UM CÍRCULO CELESTE FOI ADOTADO AO NOVO MODELO

                    



ESCOLA ESTADUAL EM CONCEIÇÃO DA BARRA - ES


Professor Joaquim Fonseca (Ensino Médio)

Esquema modular da bandeira da escola Joaquim Fonseca.




O sol no lado direito da bandeira representa o nascente e a fonte da vida.As figuras centrais, o peixe e o caranguejo, são respectivamente os símbolos do rio, do mar e do mangue, que também são uma fonte de sustento das famílias do nosso município, circunscritos por um heptágono. O heptágono é uma figura de 7 lados, forma pouco conhecida pelo homem. Por isso, representa a busca do conhecimento. O número 7 simboliza, entre outros, os sete planetas dominantes, os sete dias da semana, as sete notas musicais, as sete maravilhas do mundo. O número 7 representa ainda a fusão do número 1 (a unidade) com o número 6 (a perfeição). É também uma alusão ao patrono de nossa escola :Joaquim ( 7 letras ), Fonseca ( 7 letras ) e Conceição da Barra ( 16 letras - 1+6=7 ).A cruz no plano de fundo representa o símbolo sagrado, o sentimento cristão, o amor a Deus, as quatro pontas da cruz, os quatro cantos da Terra ou do Universo, as estações do ano, os pontos cardeais e os quatro elementos; o fogo, a água, o ar e a terra. As cores, azul, rosa e branco, foram baseadas nas cores da bandeira do Espírito Santo. O formato da bandeira da Escola Joaquim Fonseca foi baseado no esquema modular da bandeira brasileira.


Data de elaboração: 19/11/2005
Diretora: Alice Machado
Desenhista: Marco Antonio da Castro Alves Monteiro

CURRÍCULO DO AUTOR

Marco Antônio de Castro Alves Monteiro
Professor efetivo da rede pública no ensino fundamental e médio em São Mateus e Conceição da Barra – ES.

FORMAÇÃO ESCOLAR
- Licenciatura Plena e Pós-Graduação em Educação Artística.

Outros cursos, encontros e oficinas:
- Desenho de Arquitetura, Máquinas e Publicidade pela Escola Pro-Tec (São Paulo).
- Desenho e Gravura pelo Liceu de Artes e Ofícios (São Paulo).
- Ilustração Publicitária pela Escola Panamericana de Arte e Design (São Paulo).
- Desenho, Pintura a Óleo e Assistente de Arte pela Escola Candido Portinari (São Paulo).
- Produção Gráfica e Editoração pelo SENAC (São Paulo).
- Aerografia pela Escola Aeroarte (São Paulo).
- Joalheria pela Escola Benvenuto Cellini (São Paulo).
- Workshop Encontro com Designers pela Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo).
- Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 5a a 8a séries do ensino fundamental.
- Programa de Aceleração da Aprendizagem II – PAAII.
- Capacitação em Informática (PROINFO – NTE Norte ES).
- Oficinas de Arte, Gravura, Crônica e Cordel pela Secretaria de Estado da Educação, São Mateus – ES.
- Tutor presencial de Artes Visuais pela UAB-EAD UFES.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
- Desenhista de Formulários.
- Desenhista de Arquitetura.
- Desenhista Técnico de Projeto de Materiais.
- Diagramador e Produtor Gráfico.
- Professor - Arte Educador.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (Empresas):
- Banco Mercantil de São Paulo S.A.
- Banco Itaú S.A. - CTO ( Centro Técnico Operacional ) São Paulo.
- Instituto Cultural Itaú - São Paulo.
- Bahia Sul Celulose S.A. - São Paulo e Mucuri - Bahia.

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Quem sou eu

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Professor de Arte em Conceição da Barra e São Mateus - ES. Trabalhei em São Paulo como desenhista técnico de projeto de materiais, desenhista de formulários, arquitetura, diagramador e produtor gráfico para divulgação de artistas em galerias de Arte (Instituto Cultural Itaú). Nas minhas aulas procuro trabalhar com pesquisas nas diversas linguagens da Arte que vão além do conteúdo acadêmico. Estas pesquisas ajudam a estimular, dinamizar e motivar as aulas, abrindo o leque de conhecimentos do mundo das Artes.